Histórico

O Projeto de implantação do atual Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, aprovado em 1998, representa o esforço das bibliotecárias Sueli Maria Goulart Silva e Sílvia Regina Cardeal (Hoje Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho – PROGEP); da Associação dos Bibliotecários de Alagoas; dos professores e profissionais da área de informação participantes do Curso de Especialização em Administração e Gerência de Serviços de Informação realizado na UFAL em 1997 com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Ensino Superior (CAPES) e da Comissão Técnica designada pela Pró-Reitoria de Graduação – UFAL.

Ao longo destes 14 anos o Curso conta com o apoio de todas as instâncias da UFAL e vem evoluindo consideravelmente seus conceitos e atuação junto a Sociedade Alagoana.

A estrutura oferecida pelo curso possui como diferencial competitivo a formação não só técnica mas, também humanística que capacita o alunado a atuar de forma competente junto ao vasto e complexo mercado informacional.

A formação do profissional em Biblioteconomia tem importância fundamental para o estado de Alagoas e a Região Nordeste, pois vem ao encontro das exigências e necessidades prementes do contexto dinâmico da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Neste sentido é que o Corpo Docente, Discente, Centro Acadêmico, Técnico-Administrativo e Bolsistas se mantêm firme em suas atividades e lutam para fazer um Curso de Biblioteconomia cada vez mais consciente de seu papel junto a sociedade.