Projetos da Biblioteconomia aprovados no Edital Pibic 2016/2017

MeetingO Curso de Biblioteconomia teve dois projetos aprovados no último edital PIBIC/CNPq/UFAL, são eles:

Título do Trabalho : FOTOGRAFIA DE LAVENÈRE: A CENA PESSOAL, POLÍTICA E CULTURAL DE ALAGOAS
Resumo: O Projeto tem por eixo temático a Fotografia Analógica como informação visual, no campo da representação da memória cultural e histórica. Portanto, o problema decorre da necessidade da informação visual como vetor de produção de conhecimento sobre a memória de Alagoas, no plano do acesso à Coleção Luiz Lavenère, sob custódia do Arquivo Público de Alagoas (APA). O que está em causa é a Fotografia de Lavenère, em Alagoas, cuja história, a considerar o documento mais antigo, já soma mais de cem anos. Daí, a sua importância e relevância para a história cultural e social de Alagoas. Ao fazê-lo torna-se visível e verbal não só a produção fotográfica de Luiz Wanderly Lavenère (1868–1966), como imagem técnica, mas parte de sua obra no plano do fotojornalismo. A relevância da Fotografia de Lavenère se justifica pela sua importância histórica, memorialista e patrimonial no campo da produção audiovisual de Alagoas, mesmo tratando-se de uma imagem fixa, na concepção da Ciência da Informação. Mas, que integra o campo da representação das imagens técnicas, de acordo com Santaella (2005). A importância da Coleção Lavenère para a sociedade deriva do fato dele ter sido um dos precursores do fotojornalismo em Alagoas. A metodologia consiste na revisão de literatura e no mapeamento dos conjuntos documentais de imagens constituídos por cópias de papel e diapositivos de vidro. Espera-se reunir uma reflexão sobre a Coleção Lavenère contemplando três campos de sua atuação: as imagens que envolvem o seu universo pessoal ou particular; as imagens vinculadas ao espaço público da política local; por último o universo das representações e manifestações culturais. Da pesquisa espera-se que ela forneça os instrumentos básicos para que as duas bolsistas e o colaborador deem início as suas atividades no campo da investigação, da reflexão, da análise e da produção de conhecimento para a história cultural de Alagoas, utilizando-se de aportes teórico-metodológicos.
Equipe:  MARIA DE LOURDES LIMA, Coordenadora/Orientadora; EDUARDO CORREIA DE ARAUJO LIMA, Colaborador – Curso de Biblioteconomia; RAISSA FEIJO TAVARES – Bolsista – Curso de Biblioteconomia.

 

Título do Trabalho: CIÊNCIA 2.0 E A PRESENÇA ONLINE DE PESQUISADORES NAS REDES SOCIAIS ACADÊMICAS:
análise e monitoramento da visibilidade e impacto de docentes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Resumo: O projeto destaca a importância da presença online de pesquisadores como premissa de autoapresentação (visibilidade) e abertura ao diálogo participativo entre cientistas, seus pares e o grande público (engajamento), sobretudo em redes sociais não apenas “genéricas” como Facebook ou informativas como o Twitter, mas nas conhecidas como redes sociais acadêmicas como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate e Zotero. Ainda são incipientes no Brasil pesquisas que se dedicam a estudar esse fenômeno de apropriação por parte de pesquisadores de ambientes digitais para o aporte de suas atividades de pesquisa, sobretudo nas etapas de divulgação de resultados de investigações. A presente proposta pretende preencher tal lacuna, por meio de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa descritiva tendo por base a perspectiva dos estudos métricos da informação na web com foco especial à cientometria 2.0, também conhecida como altmetria. Para tanto, o objetivo principal é o de investigar a presença online dos docentes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) nas principais redes sociais acadêmicas. Os procedimentos de coleta de dados partirão inicialmente das informações oficiais da UFAL quanto aos docentes vinculados em suas faculdades, institutos e unidades acadêmicas, em seguida serão realizadas consultas manuais junto aos sistemas de busca das redes sociais acadêmicas ou pelo uso de consultas via Interface de Programação de Aplicações parametrizado pelo nome individual de cada pesquisador (combinada por nome completo ou com abreviações) obedecendo especificidades consultas de cada mídia social.  A criação e manutenção de perfis em redes sociais acadêmicas tendem a contribuir para a reputação online do pesquisador ampliando a visibilidade de sua atuação e impacto de sua produção. Uma vez que a pesquisa considera docentes da UFAL espera-se que o estudo possa contribuir para debater a presença online da instituição, bem como a visibilidade e impacto do que seus docentes produzem e publicizam em ambientes mais abertos e com alcance maior de público.
Equipe:  RONALDO FERREIRA DE ARAUJO, Coordenador/Orientador; LUANA GLEYCE CAMILO DA SILVA – Bolsista – Curso de Biblioteconomia; JANYELLE MAYARA BENTO –  Bolsista – Curso de Biblioteconomia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s