Capes destina bolsas de pesquisa para alunos recém-ingressos na graduação

Jhonathan Pino – jornalista

A partir do próximo dia 13, estudantes do primeiro semestre, de qualquer graduação da Ufal, poderão se inscrever no Programa Jovens Talentos para a Ciência.  A iniciativa tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico, e foi lançada na tarde da última segunda-feira, 5, em Brasília, pelo  presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

Pelo programa, serão ofertadas seis mil bolsas para estudantes de universidades e institutos federais de educação em todo o país, mas o número de bolsas a ser destinado para a Ufal será decidido proporcionalmente, conforme o número de inscrições que a Universidade obter: “quanto maior o número de inscritos, maior o número de vagas”, resume Pedro Valentim, coordenador de Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep).

Conforme o professor, os alunos selecionados serão inseridos em projetos de pesquisa, extensão e ensino. Eles deverão ter um desempenho exemplar e destacado, além da participação em ciclos de palestras, projetos de iniciação científica, contato com laboratórios, seminários, etc. Para isso, eles serão remunerados com bolsas no valor R$ 360,00, no período de 12 meses. Elas serão implementadas a partir de agosto deste ano.

As inscrições ocorrem entre os dias 13 e 23 de março, por meio de formulário eletrônico, a ser disponibilizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) aqui no Portal da UFAL.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s