Professora de Biblioteconomia apresenta resultados parciais de projeto de pesquisa no MEDINFOR II em Portugal

 

A professora do Curso de Biblioteconomia Dra. Rosaline Mota obteve a aprovação de dois trabalhos científicos que serão apresentados no Congresso Medicina na Era da Informação – MEDINFOR II:

  1. O uso de técnicas e ferramentas de informação e informática em saúde nos processos de conservação, preservação e resgate da memória documental do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-UFAL) e
  2. A bioética no contexto do tratamento da informação documental de prontuários.
Profa. Dra. Rosaline Mota em análise preliminar do acervo de prontuários de pacientes da Expedição do Navio HOPE
Profa. Dra. Rosaline Mota em análise preliminar do acervo de prontuários de pacientes da Expedição do Navio HOPE

O primeiro trabalho apresenta os resultados parciais do projeto de Iniciação Científica coordenado pela Profa. Dra. Rosaline Mota que está sendo executado no HUPAA junto aos prontuários de pacientes atendidos pela Expedição do Navio HOPE. O projeto conta com a participação da bolsista Sâmela Rouse de Brito Silva, da colaboradora Lúcia Enóe Oliveira Bernardes e do Prof. Me. Iuri Rizzi, na qualidade de coordenador do processo de higienização com vistas à conservação e a preservação do acervo de prontuários, que é a primeira grande etapa do processo. A professora Rosaline afirma que “as atividades de iniciação científica são extremamente importantes no desenvolvimento acadêmico dos discentes e a oportunidade de trabalhar com documentos de instituições de saúde pode trazer inúmeros benefícios ao processo de aprendizagem dos alunos de Biblioteconomia”.

 

Processo de higienização dos prontuários. Da esq. para a dir.: Prof. Me. Iuri Rizzi, colaboradora Lúcia Enóe e bolsista Sâmela Rouse

O segundo trabalho foi realizado em importante parceria firmada com a Profa. Dra. Virgínia Bentes Pinto, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e abordará as questões da bioética e os cuidados que os profissionais precisam ter quando lidam diretamente com o acesso aos prontuários de pacientes.

O evento acontecerá no período de 21 a 23 de novembro na Universidade do Porto em Portugal e irá debater os seguintes temas: Gestão de Informação nos sistemas de saúde; Do laboratório à sociedade: a info-comunicação científica; Do teatro anatômico às plataformas digitais; Arquivos, bibliotecas, museus e acervos documentais de instituições de saúde e de médicos: preservação da memória.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s