Seminário debate internacionalização do ensino superior

Clayton Santos – jornalista – http://www.ufal.edu.br/ufal/noticias/2010/10/seminario-na-ufal-debate-internacionalizacao-do-ensino-superior/

III Seminário de Internacionalização da Ufal – Cultura, Memória, Globalização
III Seminário de Internacionalização da Ufal – Cultura, Memória, Globalização

O debate sobre a internacionalização do ensino superior em Alagoas e no Brasil e em especial sobre suas relações com a cultura, a memória e a globalização será o foco do III Seminário de Internacionalização da Ufal – Cultura, Memória, Globalização.

O evento ocorre entre os dias 8 e 12 de novembro em Maceió, sendo promovido pela Universidade Federal de Alagoas por meio da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI). O III Seminário contará com mostra de filmes, exposição de artes plásticas e conferências.

Entre os nomes confirmados no evento estão o do cineasta Cacá Diégues. O evento também terá conferências de Edgard de Assis Carvalho, coordenador da cátedra Unesco Edgar Morin no Brasil, e Jaime Antunes da Silva, diretor do Arquivo Nacional, integrante da Casa Civil da Presidência da República. A entrada no evento é gratuita. Para as conferências, devem ser realizadas inscrições, já abertas, no site, onde também está disponível para consulta a programação de evento.

“Nossa universidade já se dedica à internacionalização e queremos ampliar este debate em nossa comunidade acadêmica. Ao lado do ensino, da pesquisa e da extensão, atualmente a internacionalização é considerada o quarto pilar da vida acadêmica. Alagoas não pode ficar de fora deste debate global”, afirmou a reitora Ana Dayse Rezende Dorea.

Na segunda e terça-feira, 8 e 9, às 19h, no Cine Sesi, na Pajuçara, o III Seminário de Internacionalização realiza Mostra de Documentários com entrada gratuita, integrando o Projeto Ufal no Cine Sesi – Cinema, Homem, Imaginário.

Na segunda-feira, 8, será exibido o documentário Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá, dirigido por Silvio Tendler, com a crítica do geógrafo Milton Santos acerca da globalização. Já na terça-feira, 9, haverá exibição do documentário Claude Lévi-Strauss por Ele Mesmo, dirigido por Annie Chevallay e Pierre-André Boutang. No filme, trazido para Alagoas com apoio da Embaixada da França e sua Cinemateca, registros do percurso intelectual do antropólogo francês pai do estruturalismo.

Na quarta-feira, 10, o III Seminário de Internacionalização realiza conferências no auditório da Biblioteca Central, no Campus Maceió. A partir das 9h30 o evento apresenta conferência com Jaime Antunes da Silva, diretor do Arquivo Nacional, que vai apresentar o tema Arquivo e Memória – Uma Perspectiva Internacional. Às 14h30, Edgard de Assis Carvalho, coordenador da cátedra Unesco Edgar Morin, profere conferência com o tema Cultura e Pensamento Complexo. Na fala de Edgard de Assis Carvalho, as matrizes de pensamento de Edgar Morin, fundador da escola da Complexidade.

A abertura da exposição de pinturas PMGCA Diálogos Latino-Americanos: Mario Enrique Gonzalez (Marlez)/Argentina e Marco Aurélio/Brasil marca a noite de quinta-feira,11 na programação do III Seminário. A abertura da exposição acontece no Museu Théo Brandão, na Avenida da Paz, às 19 h, com coquetel e presença dos artistas convidados: o argentino Mario Enrique Gonzalez (Marlez), com seus temas brasilianistas, e o alagoano Marco Aurélio, com suas telas de temática abstrata. A exposição permanece no Museu até 30 de novembro e é realizada pela ASI e pelo Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) da Ufal.

Encerrando o evento, na sexta-feira, 12, às 14h30 no auditório da Biblioteca Central, o cineasta Cacá Diegues profere a conferência Brasil em Imagens: Cultura, Memória, Globalização, mais uma vez integrando o Projeto Ufal no Cine Sesi – Cinema, Homem, Imaginário. Na sequência será exibido o filme 5 X Favela, Agora por Nós Mesmos, O Documentário. Na película, os bastidores das cinco histórias do aclamado 5 X Favela.

Biblioteconomia

Ainda como parte do III Seminário de Internacionalização, a Ufal realiza na quinta-feira, 11, no auditório da Biblioteca Central, o II Colóquio de Informação, Comunicação e Tecnologia. Pela manhã, às 9h, o II Colóquio traz conferência com o uruguaio Mario Barité, da Universidad de La Republica, com o tema Organização do Conhecimento, Gestão de Memória Social. A partir das 14h o evento tem mesa redonda com o tema O Direito à Informação: Documento Privado em Espaço Público. Entre os debatedores estão Ana Maria de Almeida Camargo (USP/IEB), Jayme de Altavilla (IHGAL) e Geraldo da Silva Filho (Arquivo Público/AL). A mediação fica por conta de Maria de Lourdes Lima (Ufal).

Confira mais abaixo a programação do evento e um link para inscrições e mais informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s